A embaixada dos Estados Unidos em Kiev foi fechada nesta quarta-feira (20) devido a informações sobre um possível ataque aéreo significativo, conforme comunicado do Departamento de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos EUA.
“Por precaução, a embaixada será fechada, e os funcionários estão sendo orientados a se abrigarem no local”, afirmou o comunicado, publicado no site oficial da embaixada. O alerta também recomenda que cidadãos americanos na região estejam prontos para buscar abrigo imediatamente em caso de alerta aéreo.
Escalada nas tensões
O aviso ocorre um dia após a Ucrânia utilizar mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA para atingir território russo, com permissão concedida recentemente pelo presidente Joe Biden. O ataque coincidiu com o marco de mil dias de guerra entre Ucrânia e Rússia.
Moscou tem alertado o Ocidente há meses que, caso Washington permitisse o uso de mísseis americanos, britânicos ou franceses contra alvos no interior da Rússia, consideraria os países da Otan diretamente envolvidos no conflito.
Em outubro, o presidente russo Vladimir Putin ameaçou responder a ataques em território profundo da Rússia com armas fabricadas pelos EUA. Na terça-feira (19), Putin ampliou os critérios para o uso de armas nucleares, elevando os riscos em meio às tensões mais graves entre a Rússia e o Ocidente em mais de 50 anos.