Após reunião com o atual secretário estadual de Saúde, Rasível Santo, no último domingo (24), o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou a contratação emergencial de 20 novos leitos de UTI para a capital. As vagas deverão estar disponíveis nos próximos 10 dias, com possibilidade de ampliação para mais 40 leitos no curto prazo.
A medida vem em resposta a recentes casos noticiados pela imprensa sobre pacientes que morreram na rede municipal enquanto aguardavam vagas em UTIs. Segundo Mabel, o apoio financeiro do governador Ronaldo Caiado será essencial para viabilizar os repasses necessários.
Parcerias e renegociação de contratos
Mabel destacou que está renegociando contratos com hospitais e fornecedores para reduzir custos e garantir mais serviços com o orçamento disponível. “Estamos garantindo o pagamento aos fornecedores, com auditorias para quitar pendências, e contamos com o apoio do governador Caiado para estabilizar o sistema”, afirmou.
Além disso, o prefeito eleito busca recursos junto ao Ministério da Saúde e à bancada federal para modernizar unidades de saúde de Goiânia. O objetivo é adquirir medicamentos, modernizar estruturas e contratar profissionais. “Nosso compromisso é entregar uma saúde digna para a população”, garantiu Mabel.
Urgência para salvar vidas
Durante coletiva nesta segunda-feira (25), Mabel reforçou a prioridade em salvar vidas e agilizar a regulação estadual para os encaminhamentos hospitalares. Ele ainda destacou que as ações iniciais visam recuperar a confiança nos serviços de saúde e impedir novas mortes por falta de leitos.
O anúncio foi feito após reunião com Rasível dos Reis e o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, reforçando o compromisso da futura gestão com a ampliação e eficiência dos serviços de saúde em Goiânia.