Apagão atinge mais de 500 mil consumidores em Goiás durante a madrugada desta terça (14)

Compartilhe

Na madrugada desta terça-feira (14/10), um apagão atingiu Goiás e outras regiões do país, deixando mais de 529 mil unidades consumidoras sem energia no estado. O desligamento ocorreu às 00h31 e foi determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após uma oscilação de frequência no sistema elétrico nacional.

Segundo a Equatorial Goiás, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, o desligamento foi uma ação automática do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um procedimento emergencial utilizado para preservar a estabilidade da rede elétrica.

O fornecimento começou a ser restabelecido de forma gradual, seguindo orientações do ONS, e foi totalmente normalizado 57 minutos após o início do evento.

Municípios afetados

Moradores de pelo menos 49 cidades goianas relataram interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em municípios como Itaberaí e cidade de Goiás, houve relatos de susto, problemas em equipamentos domésticos e apagão na iluminação pública. Entre os municípios afetados estão:

Alvorada do Norte, Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aruanã, Baliza, Bom Jardim, Brazabrante, Britânia, Caiapônia, Campo Limpo, Caturaí, Damolândia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Canadá, Fazenda Nova, Inhumas, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itapirapuã, Itauçu, Ivolândia, Jaranápolis, Jaraguá, Jaupaci, Jesúpolis, Jussara, Luziânia, Mambaí, Maurilândia, Matrinchã, Moiporá, Montes Claros, Nova Veneza, Nerópolis, Ouro Verde, Petrolina, Piranhas, Santa Fé, Santa Helena, Santa Rosa, Santo Antônio de Goiás, São Francisco e Usina Mambaí.

Apagão nacional

Além de Goiás, outros 11 estados também registraram interrupções temporárias de energia: Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com a Equatorial Goiás, o ONS segue apurando as causas da instabilidade que provocou o apagão. Até o momento, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o próprio ONS não se manifestaram oficialmente sobre o episódio.

Nota da Equatorial Goiás

“A Equatorial Goiás informa que, às 00h31 desta terça-feira (14), cerca de 49 municípios goianos tiveram o fornecimento de energia temporariamente interrompido pelo ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga. A ação, automática e determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afetou aproximadamente 529 mil unidades consumidoras em Goiás, além de outras regiões do país.

Reforçamos que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS, sendo o último cliente normalizado 57 minutos após o início do evento. A concessionária segue monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS, que está analisando as causas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *