A Fórmula 4 Brasil, categoria-escola credenciada pela FIA, vive entre 7 e 9 de novembro o fim de semana mais aguardado do ano. Pela terceira temporada consecutiva, a competição, promovida pela Vicar, fará parte da programação oficial do GP de São Paulo de Fórmula 1, acelerando como evento de suporte da principal categoria do automobilismo mundial.
A etapa em Interlagos é uma oportunidade única para os jovens pilotos mostrarem seu talento diante de equipes da Fórmula 1. Presente em quatro dos cinco continentes, a Fórmula 4 foi criada pela FIA como o primeiro passo para pilotos que saem do kartismo e almejam chegar à elite do esporte a motor.
O sucesso da categoria como formadora de pilotos é evidente: dos 20 competidores que hoje disputam a Fórmula 1, 12 (60%) passaram pela Fórmula 4, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, representante da Stake F1 Team Kick Sauber, que será piloto da Audi a partir da próxima temporada.
No Brasil, a Fórmula 4 foi lançada pela Vicar e estreou em 14 de maio de 2022, no Autódromo Velocitta. Desde então, 20 pilotos brasileiros avançaram para o automobilismo internacional, e dois deles — Pedro Clerot e Fernando Barrichello, filho mais novo de Rubens Barrichello — disputarão a FIA Fórmula 3 na próxima temporada.
A programação da Fórmula 4 Brasil em Interlagos será mais enxuta do que o habitual. Na sexta-feira (07/11), o treino livre começa às 9h05, seguido da classificação às 17h. No sábado (08/11), serão duas corridas de 25 minutos: a primeira às 9h25 e a segunda às 16h35. O fim de semana se encerra no domingo (09/11) com a terceira prova, de 18 minutos, largando às 9h20.




